sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Cenários conhecidos dos paulistanos no filme “Ensaio sobre a Cegueira”

Um motivo a mais para assistir o filme “Ensaio sobre a Cegueira”, pois, a cidade de São Paulo se destaca nas cenas externas do romance adaptado de José Saramago. Aparecem cenários do cotidiano do povo paulistano, como o Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, o Viaduto do Chá, dentre outros.

Os cenários da cidade aparecem sempre muito sujos, com muito lixo espalhado por todos os cantos e geralmente desertos, por conta do desastre ocasionado pela cegueira.

Para a filmagem das cenas, a produção contou com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego, que interrompia o fluxo de veículos nas regiões de gravação, em setembro do ano passado.

O cineasta brasileiro Fernando Meirelles, fala das filmagens paulistanas como se fosse muito simples. Comentou que a equipe começava a jogar lixo nas ruas a partir das duas da manhã, filmavam com a primeira luz do dia e em seguida limpavam tudo.

Para quem já assistiu o filme, a primeira cena acontece em um dos cruzamentos da Avenida Faria Lima, aonde surge o primeiro caso de cegueira, do motorista.

A casa do Médico e da Mulher do Médico, fica no bairro de Higienópolis, nas proximidades a praça Vilaboim, além de algumas ruas da região.

A Garota de Óculos Escuros, vai a uma farmácia comprar um remédio, no cruzamento da Avenida Paulista com a Haddock Lobo, antes de seguir para o hotel para o programa com o Ladrão.

Depois que os cegos fogem do manicômio incendiado, eles passam pelas margens do Rio Pinheiros e em frente a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, ainda em construção.

Além do centro da cidade, com os personagens perambulando, com passagens pelo Viaduto do Chá, Praça Ramos de Azevedo e Minhocão, muito mais sujos e desertos do que rotineiramente.

Cenas do filme:

3 comentários:

Anônimo disse...

Marquinhos,
fico muito feliz em saber que o que vc faz de melhor está lhe rendendo muitos frutos!

Adoreii a matéria, de fato Ensaio sobre a cegueira é um filme que deve ser visto, porque além de valorizar nossa cidade, mostra que nosso país não têm apenas favelas e acaba com o clichê dos filmes de tiroteio e drogas.


Parabéns e claro muito sucesso!
beijos Babi

Nathália Cunha disse...

Olá! Eu sabia que tinham filmado algumas cenas aqui em São Paulo, mas não imaginava fossem tantas assim! Achei muito interessante esse passeio pelas cenas paulistas do roteiro.
Bom, agora que eu aprovei o blog de vcs já coloquei o link no Pocket show, haha.
Beijão!

Anônimo disse...

O filme é bom, não se compara com o livro. A cidade de São Paulo como destaque da cenas de fora do manicomio ficaram bem legais, constratando com o caos de pessoas que ficam pela cidade rotineiramente. A sujeira é bem maior, se bobiar do jeito que a população das grandes cidades são porcas, num duvido nada alcançarmos o patamar de sujeita exposto no filme.

é isso, bem legalo seu modo de apresentar o assunto!